Ajuda com Pesquisar cursos

[LIVRO] “A revolução e o negro: textos do trotskismo sobre a questão negra”

Trazendo textos marxistas clássicos e inéditos em português, como de Leon Trótski, C. L. R. James e George Breitman, além de contribuições inéditas dos organizadores, esse livro procura traçar um panorama das relação orgânica entre capitalismo e racismo. Mostra como o preconceito racial tem sua origem na justificativa do comércio escravocrata capitalista e discute como os revolucionários encaram as complexas imbricações da luta antirracista e anticapitalista – partes de um mesmo combate contra a exploração e a opressão.


[LIVRO] “A precarização tem rosto de mulher”

A luta das trabalhadoras e das trabalhadores terceirizados na Universidade de São Paulo (USP). Livro composto de diversos textos que tratam da questão do trabalho precário, sobretudo nos serviços de limpeza, que atingem sobretudo as mulheres negras em nosso país. O texto principal, baseado em relato de Silvana Ramos, relata a experiência da greve das trabalhadoras da empresa Dima, que prestava serviços de limpeza para a USP, quando os pagamentos foram suspensos.


[LIVRO] “Rosa Luxemburgo — pensamento e ação”

Escrita em 1939 por Paul Frölich, companheiro de militância de Rosa, essa fundamental biografia de uma das mais importantes revolucionárias da história ganha agora sua primeira tradução para o português. A biografia de Frölich, que ao lado de Rosa foi fundador do Partido Comunista Alemão poucas semanas antes do ignominioso assassinato de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, os dois principais dirigentes do movimento comunista no país, traz não apenas um retrato biográfico de Luxemburgo, mas uma profunda análise crítica de suas posições políticas. Frölich, que fora o responsável pela publicação das obras de Luxemburgo na Alemanha ainda nos anos 1920, mostra-se um profundo conhecedor dos grandiosos feitos políticos da revolucionária polonesa.


[LIVRO] “Estratégia socialista e arte militar”

Esse livro, escrito por dirigentes do Partido dos Trabalhadores Socialistas (PTS) argentino, coloca uma análise extensa e profunda sobre a questão da revolução proletária e socialista a partir dos principais debates estratégicos travados ao longo de mais de cem anos, e aborda as perguntas que hoje se colocam ao marxismo e à perspectiva da revolução socialista no século XXI.


[LIVRO] “Mulher, Estado e revolução: política familiar e vida social soviéticas, 1917-1936”

Esse abrangente estudo da historiadora estadunidense Wendy Goldman trata das lutas fundamentais travadas pelas mulheres em meio à Revolução russa contra o peso do milenar patriarcado e o machismo que pesavam há séculos sobre seus ombros na sociedade autocrática russa.


[LIVRO] “Lutadoras: história de mulheres que fizeram história”

Em uma sociedade patriarcal, misógina e machista a regra é que as histórias das grandes mulheres sejam apagadas. Ainda mais se se trata de mulheres revolucionárias, que dedicaram suas vidas a lutar contra a exploração, a opressão e a degradação das mulheres e dos trabalhadores. Esse livro se propõe a resgatar alguns capítulos dessa história que querem esconder de nós.



[LIVRO] “Brasil: ponto de mutação”

Escritos ao calor das eleições presidenciais de 2018 e o ascenso do bolsonarismo ao governo do país, os textos reunidos nesse livro procuram analisar diversos aspectos das forças em disputa, das causas profundas da conformação desse novo fenômeno social no país, bem como entender distintos elementos de sua ideologia.


[LIVRO] “A Revolução Espanhola”

Essa coletânea de textos de Leon Trótski abrange todo o período de um dos mais importantes e decisivos processos revolucionários do século XX, que, ao longo da década de 1930, colocou à prova todas as grandes correntes do movimento operário. Registre-se no Campus Virtual do ED e tenha acesso a uma promoção especial.


[LIVRO] “O marxismo de Gramsci”

Passados mais de 80 anos da morte de Antonio Gramsci, seus Cadernos do cárcere se transformaram em uma das principais obras teóricas do marxismo no século XX. A partir de um enfoque metodológico que destaca a coerência interna de seu pensamento, este trabalho reconstrói algumas de suas principais ideias, propondo uma releitura da questão da hegemonia e suas relações com a teoria da revolução permanente.


[LIVRO] “A Revolução de Outubro”

Com texto inédito em português, escrito pelo dirigente da Revolução Russa, Leon Trótski, poucos meses após a realização da tomada do poder e da criação do primeiro Estado operário da história, este livro sintetiza alguns dos eventos e das lições fundamentais desse profundo processo que abalou o mundo, escrito com o objetivo de auxiliar o movimento comunista que se expandia consolidava em todo o mundo naquele momento. Publicado pela primeira vez em 1918, foi imediatamente traduzido para diversos idiomas.