Bem-vindo ao Campus Virtual do Esquerda Diário, um espaço de formação marxista. Aqui você encontra teoria política, economia, história, ciência, gênero, arte, cultura entre outros temas. Cadastre-se gratuitamente para ter acesso completo aos cursos, bibliografias, grupos de estudo e muito mais, ou acesse as aulas em nosso canal do Youtube.


CONFIRA O MAIS NOVO PODCAST DO ESQUERDA DIÁRIO E DO MRT:


    Cursos disponibles

    Uma visão marxista do Brasil - Política e luta de classes: 1964-2022

    O curso irá oferecer uma visão marxista original da história recente do Brasil, focada no papel das massas e da luta de classes na conformação da realidade social e dos cenários políticos e econômicos. Contrariamente ao que se poderia esperar, consideramos essa uma lacuna enorme para a esquerda brasileira, um estudo rigoroso e que tire os balanços e lições políticas de nossa própria história. A essa tarefa buscaremos contribuir com o melhor do arsenal teórico do marxismo clássico e contemporâneo.

    [CURSO] Trótski: Vida e Pensamento

    As sessões serão ministradas por Edison Urbano. Nesse curso introdutório à vida e ao pensamento de Leon Trótski, iremos repassar alguns dos pontos de sua contribuição revolucionária à causa da emancipação dos trabalhadores de todo o mundo. Ao lado de Lênin, Trótski foi indiscutivelmente um dos principais dirigentes da Revolução Russa de 1917, a maior conquista da classe trabalhadora mundial no caminho para a superação definitiva do capitalismo e, com ele, de todas as sociedades de classes, baseadas na exploração e opressão.

    [CURSO] Sobre a obra de Trótski: “Stálin, o grande organizador de derrotas”

    O curso vai tratar do livro escrito por Trótski em 1928, “A Internacional Comunista depois de Lênin”, uma obra fundamental para todos que queiram conhecer os grandes debates de estratégia no interior da URSS e sobre a luta de classes internacional depois da morte de Lênin em 1924, contra a reação stalinista e sua teoria conservadora do “socialismo em um só país”.

    [CURSO] O Marxismo de Rosa Luxemburgo

    O curso irá abordar vida e pensamento de Rosa Luxemburgo em quatro aulas dando um primeiro panorama sobre sua biografia, abordando suas principais obras e as principais polêmicas que levou adiante. O curso também buscará ao final trazer as lições das ideias de Rosa Luxemburgo para a atualidade. Ministrado por Diana Assunção

    [CURSO] Lênin: teoria e prática revolucionária para os desafios de hoje

    A superposição de crises marcada pela junção da aguda crise política que assola o país, com as crises econômica e sanitária, que de maneira crescente se revelam como uma crise do capitalismo em escala mundial atualizam a necessidade de retomar o legado do marxismo, teórico e prático deixado por Lênin. Neste curso, ministrado pela profa. dra. Simone Ishibashi,  debateremos como a vitalidade e atualidade de sua obra não apenas se mantém como se aprofunda.

    Do Iskra ao Pravda e o Leninismo 2.0: a imprensa revolucionária ontem e hoje

    O curso “Do Iskra ao Pravda e o leninismo 2.0 – a imprensa revolucionária ontem e hoje” visa abarcar duas grandes experiências de imprensa revolucionária levadas a frente pelos revolucionários russos do começo do século XX para pensar o papel da imprensa revolucionária hoje. 



    Marx e o Estado

    O objetivo deste curso é apresentar as considerações de Marx sobre o Estado num conjunto de suas obras, desde a Crítica da Filosofia do Direito, até o Manifesto do Partido Comunista, passando também por outras obras importantes, como o XVIII Brumário de Luís Bonaparte, A Guerra Civil na França e Crítica ao Programa de Gotha. Este debate teórico político deve servir para incorporar mais elementos a nosso arsenal para uma melhor intervenção na luta de classes.


    1968 e o Movimento Estudantil

    A mídia burguesa sempre que retoma o Maio Francês e os acontecimentos de 1968, tenta esvaziar todo conteúdo revolucionário e subversivo desse momento, como se não fosse uma luta onde os estudantes e a classe trabalhadora colocaram no centro o questionamento da lógica de funcionamento desse sistema capitalista, e como consequência questionaram a dominação imperialista, a miséria sexual, a lógica patriarcal, o racismo, a arte e a cultura burguesa.  Nesse minicurso debateremos o caráter revolucionário de 1968 e as lições que podemos tirar disso pra combater os ataques de Bolsonaro e Mourão à educação na atualidade.



    Ayuda con Buscar cursos