Bem-vindo ao Campus Virtual do Esquerda Diário, um espaço de formação marxista. Aqui você encontra teoria política, economia, história, ciência, gênero, arte, cultura e muito mais. 


CONFIRA:


    Available courses

    Do Iskra ao Pravda e o Leninismo 2.0: a imprensa revolucionária ontem e hoje

    O curso “Do Iskra ao Pravda e o leninismo 2.0 – a imprensa revolucionária ontem e hoje” visa abarcar duas grandes experiências de imprensa revolucionária levadas a frente pelos revolucionários russos do começo do século XX para pensar o papel da imprensa revolucionária hoje. 



    Marx e o Estado

    O objetivo deste curso é apresentar as considerações de Marx sobre o Estado num conjunto de suas obras, desde a Crítica da Filosofia do Direito, até o Manifesto do Partido Comunista, passando também por outras obras importantes, como o XVIII Brumário de Luís Bonaparte, A Guerra Civil na França e Crítica ao Programa de Gotha. Este debate teórico político deve servir para incorporar mais elementos a nosso arsenal para uma melhor intervenção na luta de classes.


    1968 e o Movimento Estudantil

    A mídia burguesa sempre que retoma o Maio Francês e os acontecimentos de 1968, tenta esvaziar todo conteúdo revolucionário e subversivo desse momento, como se não fosse uma luta onde os estudantes e a classe trabalhadora colocaram no centro o questionamento da lógica de funcionamento desse sistema capitalista, e como consequência questionaram a dominação imperialista, a miséria sexual, a lógica patriarcal, o racismo, a arte e a cultura burguesa.  Nesse minicurso debateremos o caráter revolucionário de 1968 e as lições que podemos tirar disso pra combater os ataques de Bolsonaro e Mourão à educação na atualidade.

    Mulheres Negras e Marxismo

    O curso Mulheres Negras e Marxismo, ministrado por Letícia Parks, abordará conceitos chave para a construção de um pensamento marxista sobre a questão negra e gênero. Para isso, resgataremos tanto textos clássicos do marxismo, demonstrando sua relevância para a organização da classe trabalhadora e de seus setores mais oprimidos, quanto debates contemporâneos que percorrem a luta das mulheres negras


    [CURSO] Trótski: Vida e Pensamento

    As sessões serão ministradas por Edison Urbano. Nesse curso introdutório à vida e ao pensamento de Leon Trótski, iremos repassar alguns dos pontos de sua contribuição revolucionária à causa da emancipação dos trabalhadores de todo o mundo. Ao lado de Lênin, Trótski foi indiscutivelmente um dos principais dirigentes da Revolução Russa de 1917, a maior conquista da classe trabalhadora mundial no caminho para a superação definitiva do capitalismo e, com ele, de todas as sociedades de classes, baseadas na exploração e opressão.

    [CURSO] O Manifesto Comunista

    Um fantasma ronda a Europa... e hoje o mundo todo. O Manifesto do Partido Comunista é um dos textos mais conhecidos de todos os tempos e uma arma potente na luta dos trabalhadores contra o sistema capitalista. Lançamos esse curso direcionado às trabalhadoras e trabalhadores para, a partir das lições contidas no Manifesto, organizar a nossa classe em luta pela sua emancipação. O curso será ministrado por Patricia Galvão, historiadora e trabalhadora da USP.

    [CURSO] Introdutório: "O Capital de Karl Marx em tempos de crise"

    Este curso se voltará ao estudo inicial da obra O capital, buscando localizar a obra de Marx do ponto de vista histórico e dentro do desenvolvimento de seu pensamento, adentrando algumas das categorias mais fundamentais presentes nos cinco primeiros capítulos do Livro 1 de O capital e refletindo os desenvolvimentos que tiveram nas formas de acumulação capitalista no século XX que levam às manifestações de crise econômica internacional, como as que estamos vivenciando atualmente. Curso ministrado por Iuri Tonelo.

    [MINICURSO] 150 da Comuna de Paris | Especial Revoluções

    O minicurso 150 anos da Comuna de Paris abordará o significado histórico e as lições que foram deixadas pela primeira revolução de trabalhadores que organizou um governo operário na história, na França em 1871. O minicurso contará com um total de 20 minutos, distribuídos em três vídeos.



    Help with Search courses